Implantologia

Um implante dentário é uma raiz artificial de um dente colocado no osso maxilar ou mandibular por um Médico Dentista. Os implantes dentários são uma opção ideal para pessoas com uma razoável saúde oral, que tenham perdido um ou mais dentes devido a doença periodontal, cárie ou qualquer outra razão. Os implantes são tão parecidos com os dentes naturais que é provável que quem os tenha se venha a esquecer que tem falta de algum dente. Você sabe que a confiança que tem nos seus dentes afecta a confiança que tem em si próprio pessoalmente e profissionalmente. Talvez esconda o sorriso por lhe faltar algum dente. Talvez as próteses não estejam seguras. Talvez tenha dificuldade a mastigar. Se quer repor os dentes ausentes, segurar melhor a prótese ou até mastigar mais convenientemente com conforto e segurança os implantes poderão ser o tratamento indicado para si. Sob condições favoráveis (boa colocação e boa higiene pós-colocação) os implantes podem durar uma vida inteira.

São várias as funções de um implante:

  • - Substituir um ou mais dentes sem afectar os dentes adjacentes.



  • - Criar suporte para uma ponte e eliminar o uso de uma prótese parcial removível

  • - Criar suporte para uma sobredentadura (prótese total) dando mais conforto e segurança.

Tipos de implantes



Endosseo (dentro do osso)
São os mais utilizados hoje em dia. Os vários tipos incluem em parafuso, em cilindro ou em lâmina. Cada implante suporta um ou mais dentes. Este tipo de implantes é normalmente utilizado como alternativa para pontes ou próteses removíveis.

Subperiosseo (em cima do osso)
São colocados por cima do osso com pilares de metal a atravessar a gengiva de modo a segurar a prótese. Estes implantes são utilizados em pacientes que não conseguem segurar uma prótese removível e têm muito pouca estrutura óssea.



Vantagens dos implantes em relação a prótese removíveis e pontes



Estética
Os implantes parecem e sentem-se como dentes naturais. Visto eles integrarem no osso, previnem a perda óssea e recessão gengival que normalmente acompanha o uso de próteses removíveis e pontes.

Conservação dos dentes
Os implantes não sacrificam os dentes adjacentes como por exemplo numa ponte porque estes não são mexidos aquando da colocação do implante. Isso implica uma semi-vida maior para os seus dentes naturais.

Confiança
Os implantes permitem que coma e fale com confiança novamente.

Segurança
A percentagem de sucesso dos implantes dentários é de cerca de 95% o que faz deles uma excelente opção para tratamento de dentes ausentes.

Perguntas Frequentes



Será você um candidato para implantes dentários?

O candidato ideal para implantes tem uma condição geral boa da boca, preferencialmente sem doença periodontal e com bom tecido gengival. È necessário também ter o osso necessário para a sua colocação.

Como é o tratamento?

O tratamento é um trabalho de equipa entre o paciente e o médico dentista. O seu dentista irá consultá-lo para determinar onde e como será colocado o implante. Dependendo da sua condição e do tipo de implante escolhido será elaborado um plano de tratamento talhado para as suas necessidades:

Substituição de um só dente
Um só implante e uma coroa substituirá o dente ausente.

Substituição de mais do que um dente
Pontes suportadas sobreimplantes substituirão os dentes ausentes.

Substituição de todos os dentes
Uma prótese cerâmica implanto suportada ou uma sobredentadura acrílica implanto suportada substituirá todos os seus dentes.

Elevação do seio maxilar
A chave para o sucesso dos implantes é a quantidade e qualidade do osso existente. A zona posterior da maxila é uma área em que normalmente isso não se verifica. A elevação do seio maxilar é uma técnica cirurgia de regeneração óssea guiada que resolve este problema levantando o chão do seio maxilar de modo a formar osso para posteriormente se proceder à colocação de implantes.

Modificação da crista óssea

Deformidades na maxila ou na mandíbula poderão deixar-nos com pouco osso para a colocação de implantes. De modo a corrigir o problema eleva-se a gengiva, expondo o osso para corrigir o defeito do mesmo. O defeito é preenchido por osso do paciente ou substituto de osso de modo corrigir o defeito e potencializar a probabilidade de sucesso na colocação de implantes.

O que poderei esperar após o tratamento?

Os implantes são como os dentes naturais. De modo a não se danificarem será necessário uma higiene diária cuidada e visitas periódicas ao seu dentista.



Médicos



Nuno Pereira - Director Clínico - Pós-Graduado em Implantologia pela Universidade de Nova York e Pós-Graduado em Estética pelo Centro Europeu de Ortodontia