Novas tecnologias

Novas tecnologias



Raio X digital


Actualmente a área de diagnóstico por imagem tem acompanhado a evolução tecnológica mundial da informática e electrónica. A utilização de sensores digitais, como acontece na nossa clínica, permite reduzir os tempos de exposição em 90% do que é normal para cada região, diminuindo a quantidade de radiação sofrida pelo paciente para valores insignificantes.



Sedação consciente – Óxido nitroso


É um excelente auxiliar no controlo do medo e da ansiedade proporcionando estável sedação e uma analgesia relativa, onde o paciente se encontra acordado e tranquilo, conversando normalmente durante o tratamento. A vantagem é que o seu efeito limita-se apenas ao período de tratamento, permitindo ao paciente exercitar as suas actividades normais no final da consulta. É indicado para crianças, hipertensos, cardiopatas e odontofóbicos.



Branqueamento a laser


Nos dias actuais, dentes mais claros e perfeitos traduzem o padrão de beleza, saúde e apresentação pessoal.
O branqueamento dentário é um “passo” fundamental na reprodução da estética do sorriso. O branqueamento a laser é um dos recursos mais avançados da medicina dentária estética, um meio seguro, rápido (tratamento com duração aproximada de 1 hora) e eficaz para branquear os seus dentes.

TAC dentário


Estudos do maxilar superior e inferior, com protocolos específicos que permitem a avaliação do osso maxilar e as suas relações com os dentes. A TAC dentária é ainda utilizada na avaliação de lesões ósseas dos maxilares, quer sejam de origem dentária ou de outra etiologia, e ainda no estudo de patologia inflamatória (abcessos dentários, quistos, etc.) e congénita, como dentes inclusos para planeamento cirúrgico. A TAC é quase imprescindível para o planeamento da colocação de implantes dentários, possibilitando a interação com um software adequado para o planeamento de cirurgia de colocação dos mesmos. Este software permite ao médico dentista a visualização das imagens, a sua reformatação em modelos tridimensionais, a simulação de colocação de implantes assim como muitas outras funcionalidades úteis para o diagnóstico e avaliação de lesões e programação de cirurgia.



Ortopantomografia digital


A Ortopantomografia, ou Rx panorâmico é um exame complementar de diagnóstico fundamental em medicina dentária. Este exame permite avaliar: dentes ausentes; estado de erupção dentária; avaliação do desenvolvimento dos germes dentários dos dentes permanentes; determinação da idade do paciente; detenção atempada da existência de anomalias dentárias; alterações de número de dentes por excesso ou por defeito; disposição dos dentes na arcada e trajectória provável de erupção; existência de terceiros molares (dentes do siso) e sua posição nos maxilares; quistos; etc. Este exame permite ter um conhecimento geral de toda a estrutura óssea dentária do paciente, não substituindo as radiografias intraorais.