Ortodontia

Tipos de aparelhos



Brackets de Metal
Brackets em metal por lingual


O desenvolvimento da ortodontia lingual originou um salto qualitativo nos tratamentos ortodônticos, oferecendo mais uma opção de tratamento. Nesta técnica, utilizam-se os elementos tradicionais (brackets, arcos, elásticos, molas, etc) mas colados pela face posterior dos dentes. Assim, há um benefício estético por parte do paciente, pois não ocorre aumento do volume na região dos lábios, nem o risco de lesões nas bochechas e lábios provocadas por choque.

Brackets em porcelana
Sistema invisível


Método quase invisível para corrigir os dentes, utilizando uma série de alinhadores transparentes, removíveis e confortáveis.

Sistema ultra rápido em metal ou cerâmica


Trata-se de um sistema inovador, que permite deslocações dentárias optimizadas e tempos de tratamento mais reduzidos. Tudo isto graças a um sistema de brackets auto-ligante passivo, mais pequenos, mais confortáveis e mais rápidos. Aplica forças reduzidas biocompátiveis que garantem uma fricção reduzida e deslocações dentárias rápidas e simplificadas. Os sistemas de brackets antigos, requerem elásticos para assegurar o arco, que causam fricção e pressão fazendo com que o tratamento se torne lento e menos confortável. Este sistema necessita de um diagnóstico e planeamento prévios para avaliar possibilidade de utilização desta técnica.

Tempo de tratamento Ortodôntico



A duração do tratamento ortodôntico é dependente de vários factores, no entanto, numa primeira abordagem, o seu médico dentista pode estimar, com mais ou menos precisão, o tempo de tratamento. Estatisticamente o que mais influencia na variação do tempo do tratamento ortodôntico é a cooperação do paciente.

Como pode cooperar?

- Comparecer às consultas estipuladas para o seu tratamento. Isto porque, consultas regulares, permitem que o Ortodontista veja a posição dos dentes, mude a pressão do aparelho e faça ajustes. 
Asseguram também que os dentes não se movam demasiado rápido, o que seria prejudicial para a estrutura dentária.
Assim, comparecer nas consultas agendadas é essencial para cumprir ou até reduzir o tempo de tratamento.


- Manter uma boa higiene oral, mantendo sempre dentes e aparelho limpos e brilhantes como no dia em que o aparelho foi colocado.
Para isso, deve escovar sempre os dentes após as refeições e usar escovilhão para manter os dentes saudáveis.
 Uma vez que o aparelho possui vários lugares onde a comida se pode alojar, convém efectuar mais lavagens do que antes de o colocar. Caso não limpe os dentes e aparelho, a comida aloja-se e pode levar a problemas de dentes e gengivas e na maioria dos casos, ao mau hálito. Outra dica importante é enxaguar a boca com água após beber qualquer tipo de bebida adocicada.

- 
Verificar os aparelhos, se houver algo solto ou partido, deve consultar imediatamente o dentista, por forma a verificar se é necessário fazer alguma reparação para que o tempo do tratamento não seja prejudicado.

- Usar os elásticos conforme indicado.

Importante



Depois de tirar os aparelhos o Ortodontista prescreve um aparelho de contenção para os dentes. Os aparelhos de contenção seguram os dentes na posição correcta e ideal até que o osso e a gengiva se adaptem às mudanças do tratamento. Convém usar a contenção como foi recomendada, garantindo assim as melhorias feitas nos dentes durante toda a vida.

Em geral o aparelho superior é feito em acrílico e utilizado à noite. Por seu lado, na arcada inferior é normalmente colocada uma barra língual de canino a canino.

Se não usar os aparelhos exactamente como o Ortodontista recomenda, os dentes poderão começar a ganhar uma posição incorrecta. Não usar a contenção como deveria pode estragar meses de tratamento ortodôntico.
Só porque os aparelhos foram retirados não significa que terminou o tratamento. Na verdade, o Ortodontista será capaz de notar imediatamente se tem havido falhas no uso do aparelho de contenção.



Casos clínicos




Médicos



António Pereira - Pós-Graduado pelo Centro Europeu de Ortodontia
Francisco Oliveira - Pós-Graduado pela Universidade de Nova York