TRATAMENTO OCLUSÃO
Oclusão
Esta é a especialidade da medicina dentária responsável pelo diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas musculares, articulares, dentários, tecidos moles e algumas das estruturas de suporte do sistema de mastigação.
A oclusão dentária é a forma como os dentes se relacionam entre si. Dependem do posicionamento dos dentes e da correta relação entre os maxilares de forma a permitir a manutenção de todas as funções orais como a mastigação, a fonação e a deglutição.
Os problemas oclusais podem levar à alteração destas funções e a disfunções tempero-mandibulares – problemas resultantes do funcionamento anormal da musculatura da mastigação, da articulação tempero-mandibular (ATM), estruturas associadas ou ambas na região buco-facial ou cervical. Os problemas de má oclusão estão diretamente relacionados com a redução da qualidade de vida da pessoa.
Os sintomas mais comuns são:
– Dores de cabeça, pescoço e maxilares;
– Ruido articular (estalidos);
– Zumbido;
– Sensação de ouvido cheio;
– Travamento ao abrir ou fechar a boca;
– Limitação na abertura da boca;
– Desgaste de dentes;
– Recessões gengivais por perda óssea;
– Dificuldade na mastigação.
No âmbito das patologias relacionadas com a oclusão destaca-se o bruxismo – apertar ou raspar de dentes – que pode ser diurno ou noturno. Os estudos referem 15-75% da população bruxomana, os mais recentes relevam que 37% da população europeia têm bruxismo dos quais 90% não têm consciência.
CASOS CLÍNICOS
Casos de Oclusão
CONSULTAS